Visitantes

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O ÚNICO REMÉDIO

É fácil percebermos a apatia da maioria dos brasileiros em relação aos acontecimentos políticos, a corrupção, a impunidade, a falta de transparência das ações governamentais e o distanciamento dos detentores do poder são alguns dos principais motivos que levam a esta indiferença das pessoas.

O único meio de acabar com esta alienação é o desenvolvimento da consciência política na população brasileira, através da formação dos cidadãos. Essa transformação precisa chegar as escolas, elas devem ocupar a função de disseminadoras da cidadania, discutindo com os estudantes a responsabilidade social a importância do voto e da democracia. Este papel das escolas deve ser acompanhado e complementado diretamente pelas famílias das crianças e jovens.

A participação política é fundamental para o estabelecimento da verdadeira democracia, pois sem participação popular o governo deixa de representar a coletividade e as leis se distanciam das necessidades das pessoas. Sem cidadãos interessados em votar e serem candidatos nem haveria o processo democrático que existe atualmente.

A conscientização política deve promover no povo em geral a capacidade de entender o momento social e governamental permitindo que as pessoas se posicionem de maneira racional e justificada. A consciência política plena é o oposto a apatia coletiva, que na sua ignorância e passividades que permite que as grandes decisões nacionais fiquem nas mãos apenas de algumas pessoas.

A alienação política gera a corrupção, pois reelege corruptos, a alienação inibe o surgimento de novas lideranças políticas e leva a cargos públicos aventureiros e interesseiros, cantores, apresentadores de televisão e assistencialistas.

A alienação é usada como instrumento de controle, de poderosos, sobre a população, sobretudo a mais carente. Ela é causa de miséria e péssima prestação de serviços públicos.

Não possui condições de criar, prôpor nem executar mudanças na sociedade aquele desprovido de consciência política, tendo em vista, que lhe falta as condições básicas para compreender o contexto que se encontra inserido. Então apesar de sentir os problemas e dificuldades sociais, falta-lhe discernimento para enxergar com clareza as causas, as conseqüências e os agentes, tudo facilmente se mistura e camufla para enganar os olhos ingênuos do alienado político. E esta cegueira social da qual está contaminado lhe tira o ânimo, à vontade e a coragem de tomar uma atitude, pois sem a nítida visão do chão em que pisa, temerá caminhar, e muito menos lutar por uma sociedade melhor!

Não existe país desenvolvido social e economicamente que não possua uma população consciente e participativa que acompanha, cobra e protesta sobre os acontecimentos políticos e ações do governo. Um povo assim não tolera nenhum tipo de corrupção, e pune, nas urnas, os políticos incompetentes e despreparados.

Por tudo isso é fundamental que cada um de nós faça a sua parte para transformar esta realidade que gera tantos malefícios para nosso país. Devemos lutar para o poder público desenvolver na população a consciência política e a cidadania, começando por um ensino de qualidade que além de profissionais prepare, junto com as famílias, o cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário